Terceiro nome de lista tríplice é indicado por Bolsonaro como novo reitor da UFRB

Professor deve ir à Brasília tomar posse no Ministério da Educação

Redação VN
redacao@varelanoticias.com.br

O terceiro nome que constava na lista tríplice foi o escolhido para ser o novo reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), nesta quinta-feira (1º).

A indicação do professor Fábio Josué Souza dos Santos deve ser oficializada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Antes de assumir o cargo oficialmente, ele deve ir à Brasília tomar posse no Ministério da Educação.

O professor irá assumir o cargo deixado pelo antigo retiro Silvio Luiz Soglia. A mais votada para o comando da UFRB entre 2019 e 2023, no entanto, era a vice-reitora, Georgina Gonçalves dos Santos.

A consulta havia sido feita aos alunos e também na votação do Conselho Universitário para a lista. Segundo a lei, o presidente pode nomear qualquer um dos três nomes entregues, sem apresentar justificativa. A escolha do terceiro nome, contudo, é inédita desde o governo Lula.

No fim de fevereiro, a votação do Consuni computou 17 dos 25 votos de diretores, professores, alunos e técnicos administrativos para Georgina, que ficou em primeiro lugar, seguida de Tatiana Velloso, com 5 votos. Em terceiro ficou Fábio Josué, com 3 votos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *